Anticoncepcional Depo Provera – Benefícios, Bula, Como Tomar!

Um dos mais populares entre os anticoncepcionais injetáveis no Brasil é o Depo Provera, com finalidade de evitar a gravidez (99% eficaz na prevenção da gravidez).

É feito de um hormônio semelhante à progesterona, injetada no braço ou nas nádegas. 


Cada injeção funciona por até 12 a 14 semanas, contudo, deve ser consumida regularmente a cada 12 semanas para obter proteção total.

Depo Provera começa a funcionar como controle de natalidade imediatamente após a primeira aplicação, se você o fizer dentro dos primeiros cinco dias de seu período menstrual.

como sentir mais prazer

Vantagens e Benefícios do Depo Provera

Anticoncepcional Depo Provera

A lista é grande, há uma série de motivos para que as mulheres optem por esse anticoncepcional:

– Você não precisa se lembrar de tomá-lo todos os dias ou usá-lo antes do sexo 

– Ele fornece proteção em longo prazo, desde que você obtenha o tiro a cada três meses.

– É altamente eficaz.

– Mais barato que as pílulas anticoncepcionais mais comuns

– Regulariza seu ciclo menstrual

– Ajuda no tratamento de distúrbios hormonais e hirsutismo (excesso de pelos)

– Reduz a oleosidade da pele e cabelos

– Ameniza os efeitos da TPM

– Trata de doenças causadas pela produção excessiva de andrógenos (testosterona)

– Diminui a aparição de cistos ovarianos

– Diminui a incidência de dismenorreia.

Quais são os efeitos colaterais?

Eles podem incluir:

  • Períodos menstruais irregulares ou sem períodos
  • Dores de cabeça
  • Nervosismo
  • Depressão
  • Tontura
  • Acne
  • Alterações no apetite
  • Ganho de peso
  • Pelos faciais e corporais indesejados
  • Perda de cabelo
  • Perda de densidade mineral óssea

Instruções de uso do medicamento

Anticoncepcional Depo Provera

Como anticoncepcional de ação prolongada, o Depo Provera deve ser administrado em intervalos de três meses, por não haver pausas, é comum que o ciclo menstrual se desregula, principalmente nos primeiros meses de uso.

O que não quer dizer necessariamente que não deva frequentar.. o médico regularmente durante esse período, principalmente se algum dos efeitos colaterais for notado.

Contra Indicações do Depo Provera

O medicamento não é indicado em casos de sangramento vaginal inexplicados, identificação de doenças hepáticas, câncer de mama, problemas ou histórico de distúrbios de coagulação.

Ele deve ser usado com precaução em adolescentes, e por mulheres com osteoporose por causa de sua relação com a perda de massa óssea.

A alteração no ciclo menstrual é o efeito colateral mais comum. Você pode ter sangramento irregular ou manchas. Após um ano de uso, cerca de 50% das mulheres vão parar de receber seus períodos. Seus períodos normalmente retornam quando eles não mais recebem mais as injeções.

O uso prolongado de Depo Provera pode levar à perda de densidade mineral óssea, o que torna a osteoporose mais provável. 

Este risco é maior se você tomar a injeção por mais de dois anos, especialmente se houver casos de osteoporose na família.

Beber ou fumar em demasia são outros fatores de risco quando associados ao anticoncepcionais podem causar uma série de doenças.

Anticoncepcional Depo Provera

Bula do Anticoncepcional Depo Provera

Para ler a bula completa do Anticoncepcional Depo Provera, baixe o arquivo em PDF: Baixar

Composição

Uma ampola com uma dose (suspensão injetável) do Anticoncepcional Depo Provera contém 5 ml, com 1 ml de acetato de medroxiprogesterona (150mg/ml), 50 mg de acetato de medroxiprogesterona. 

Valor do Anticoncepcional Depo Provera

O custo geral entre medicamento, seringa e aplicação é em média de R$ 30,00 (trinta reais) e é encontrado com facilidade em farmácias e drogarias de todo o país.

Onde comprar?

Dúvidas?

Escreva abaixo nos comentários e respondemos para você. Você ainda pode compartilhar conosco sua experiência no consumo do medicamento.

Lembrando: Não tome medicamento sem prescrição médica!

14 comentários

  1. Eu tomei a injeção depo Provera e um dia após eu tive relação corro o risco de engravidar pq e o segundo trimestre que eu tomo e a menstruação não veio só sinto um pouco de cólica

  2. Ola , estou usando essa injeção depo provera , estou amemtando e o medico me deu essa opção , porem os efeitos colaterais estão me afetando muito principalmente no ganho de peso e queda de cabelo .
    Tem alguma coisa q eu possa fazer para amenizar esses efeitos ?

  3. Tomava essa injecao e parei voltei ano passado minha 1 dose foi em Novembro eu teria q tomar agora em fevereiro eu nao tomei e comecei a usar o saude da mulher e tive relacao posso
    Engravidar ?

  4. Apliquei a injeção só que acabou derramando um pouco do liquido antes,já uso o depo-provera a mais de 2 anos,será que corro algum risco de engravidar?

    Grata.

  5. Oi boa noite eu tomo o depósito era a três anos sem para e desde do início que começei a tomar pois eu não mestruo é normal ou não espero a resposta de vcs obrigada

  6. Eu tomei mas minha menstruação desse o acontece algum risco de eu engravida pois é a primeira vez que tomo essa injeção depô provera

  7. Estou usando depo provera, é a primeira vez que tomo, porém depois de 1 mes senti cólica e tive um pequeno sangramento como se fosse fim de menstruação é normal?

  8. Estou com a receita em mãos que a doutora me indicou mês passado so que ainda não inicie pois nao sei quando comecar.. meu filho fez 7 meses ainda estou amamentado e não estou menstruando. . Quando iniciar? ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.