Anticoncepcional Que Emagrece: Existe? Saiba!

Muitas mulheres ainda têm medo de fazer o uso do anticoncepcional por medo de engordar, por isso a maioria procura um anticoncepcional que emagrece, mas será que realmente existe? Isso é o que vamos lhe explicar nesse artigo.

Anticoncepcionais podem alterar o peso?

Na verdade a vilania que foi atribuída ao medicamento não é justificada. A informação de que o anticoncepcional colabora para o ganho de peso não parte dos profissionais ou explicações científicas, e sim, de certas crenças populares, dessas que se propagam sem que se entenda muito bem sua origem.


Algumas mulheres testemunham inclusive a perda de peso com o uso do anticoncepcional.

Em contrapartida, há aquelas que afirmam ter ganhado peso, ou seja, algumas mulheres têm medo de fazer uso das pílulas em função de relatos, outras, erroneamente procuram o medicamento procurando auxílio para redução de peso.

como sentir mais prazer

Anticoncepcionais que emagrecem

Mas afinal existe um anticoncepcional que emagrece?

Existem quatro tipos de contracepção:

  • Hormonal;
  • Esterilização;
  • Barreira;
  • Intra-uterino (inserido no interior do útero).

A pílula é uma forma de contracepção hormonal, e, como toda a contracepção hormonal, funciona alterando o ciclo menstrual. 

Existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais: a pílula combinada e a pílula só de progesterona (ou mini pílula). Elas se diferem umas das outras pelos hormônios que contêm. 

A pílula combinada contém versões sintéticas de estrogênio e progesterona (dois hormônios produzidos durante o ciclo menstrual), enquanto a mini pílula contém apenas progesterona sintética.

Ou seja, anticoncepcionais são basicamente formados por hormônios, e cada corpo reage de maneira distinta a esses hormônios, sendo assim embora o cumprimento do papel das pílulas anticoncepcionais seja o mesmo, para todas as mulheres, seus organismos reagem de maneira diferente.

Anticoncepcionais que emagrecem

Anticoncepcional NÃO engorda

Essa é a explicação científica mais próxima da informação de que o anticoncepcional pode alterar o peso:

Em algumas mulheres os hormônios estimulam alguma retenção de líquidos, causando certo inchaço. Daí a sensação / impressão de estar engordando.

Já em outras, ele atua de maneira contrária, atenuando a retenção de líquido.

Mas não existe embasamento científico para atestar aumento de apetite ou de peso em função do uso do medicamento.

Entenda que em ambos os casos não houve alteração de peso, nem emagrecimento e nem aumento de gordura, apenas maneiras distintas do corpo em lidar com a retenção de líquidos.

É preciso ter cautela ao testemunhar qualquer flutuação de peso em relação ao uso de pílulas anticoncepcionais, ou até mesmo dos injetáveis, pois pode influenciar, negativamente, mulheres que não usam esse recurso, uma vez que pode fazê-las desistirem de um método contraceptivo eficaz por medo da balança, ou apenas tomá-lo, sem indicações médicas, na expectativa de reduzir medidas.

Anticoncepcionais que emagrecem

Cientificamente falando, não há nenhum anticoncepcional que influencie no processo de perda ou ganho de peso.

Ainda assim existem outros efeitos adversos que não podem ser ignorados, por isso é importante que a decisão de consumir pílulas anticoncepcionais venha sempre seguida de uma consulta médica, exames prévios e acompanhamento.

Lembrando: Não tome medicamento sem prescrição médica!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.